A Formação Inicial

"A formação tem como finalidade que as candidatas conheção a vocação própria das Carmelitas Descalças, seus valores e suas exigências, identificando-se com o modelo de vida proposto por Santa Teresa" (Const. 135).

" A candidata que, após maduro exame, demonstre sinais de vocação à nossa Ordem poderá ser admitida ao postulantado; este serve de ensaio prévio, com a finalidade de permitir uma avaliação sobre as aptidões e a vocação da candidata, de verificar e completar seu grau de cultura, particularmente religiosa, e de facilitar uma passagem progressiva da vida do mundo à do noviciado." (Const. 141)

" O noviciado começa com o rito de iniciação à vida religiosa, durante o qual se dá à candidata o Hábito da Ordem, juntamente com o véu branco.

Chamadas a fazer parte da família da Bem-aventurada Virgem Maria, as monjas vestirão o Hábito de sua Ordem, como sinal de consagração e testemunho de pobreza." (Const. 149 e 95)

"Com a Profissão pública e solene dos conselhos evangélicos (castidade, pobreza e obediência), são consagradas a Deus por mediação da Igreja; e, com um título novo e especial, entregam-se à Sua glória, à edificação do Corpo de Cristo e à salvação do mundo. Tal consagração, radicada na do batismo e ordenada ao desenvolvimento da sua graça em abundância, é um verdadeiro desposório com Cristo, mediante uma nova aliança de amor; união que manifesta o mistério da Igreja Esposa e antecipa o anúncio dos bens da glória futura." (Const. 23)

Postulantado
Noviciado
Profissão Religiosa

"Ser esposa é entregar-se como Ele se entregou, é ser imolada como Ele, por Ele e para Ele...É o Cristo fazendo-se todo nosso e tornando-nos toda "sua"!...Ser esposa é ser fecunda, co-redentora, gerar almas para a graça, multiplicar os filhos adotivos do Pai, os resgatados de Cristo, os co-herdeiros de Sua glória!" (Santa Elizabeth da Trindade)

"A Igreja fez-me ouvir o Veni Sponsa Christi", ela me consagrou e agora "tudo está consumado", ou melhor, tudo começa, porque a Profissão não é senão uma aurora, um começo..."  (Santa Elizabeth da Trindade)

"Oh, admirável condescendência do Senhor, que compraz em escolher criaturas frágeis, levá-las ao armelo e revelar-lhes os mistérios de Sua infinita caridade!" (Cardeal Anastácio Ballestrero, ocd)