

Carmelo do Espírito Santo
Encerradas combatemos pelo Senhor! (Santa Teresa)

Santa Teresinha
Santa Teresinha do Menino Jesus nasceu em Alençon (França, no dia 02 de janeiro de 1873, sendo batizada dois dias depois na Igreja de Notre-Dame com o nome de Marie Françoise Thérèse. Seus pais, Luiz Martin e Zélie Martin, famosa bordadeira do conhecido "ponto de Alençon", ambos já estão com uma certa idade quando nasce a nona filha..
Aos três anos, a pequena Teresa já está decidida a não recusar nada ao Bom Deus. Cercada pelo carinho do pais e das irmãs, recebe uma formação exigente e cheia de piedade.
Na festa de Pentecoste de 1883, ela é milagrosamente curada de uma enfermidade através de um sorriso que lhe oferece a Virgem Maria. Educada pelas monjas Beneditinas até outubro de 1885 completa seus estudos em casa sob orientação de Madame Papineau. Fez sua primeira comunhão em 08 de maio de 1884, depois de uma intensa preparação. Esse grande dia marca a "fusão" de Teresinha com Jesus.
No Natal de 1886 vive uma profunda esxperiência espiritual, uma virada decisiva em sua vida, que ela chama conversão: aos 13 anos, a menina chorosa e caprichosa, conforme seu póprio testemunho, abandona os cueros da infância. Supera a fragilidade emotiva consequente da perda da mãe e inicia uma corrida de gigante no caminho da perfeição.
No dia 09 de junho de 1895, após muitas dificuldades, consegue realizar o seu sonho e é aceita na claurura do Carmelo. Recebe o hábito da Ordem da Virgem no dia 10 de janeiro do ano seguinte. Emite seus votos religiosos no dia 08 de setembro de 1890, festa da Natividade da Virgem Maria. Inicia no Carmelo o caminho da perfeição traçado pela Madre Fundadora Santa Teresa de Jesus, cumprindo com fervor e fidelidade os oficios que lhe são confiados. Em 1895, por obediência, começa a escrever suas memórias que serão publicadas após sua morte, com o titulo de História de uma alma.
HISTÓRIA DE UMA ALMA: esse livro será responsável pela divulgação da vide e espiritualidade de Sata Teresinha no mundo inteiro.
