

Carmelo do Espírito Santo
Encerradas combatemos pelo Senhor! (Santa Teresa)

Vida de Oração
Vocação do Carmelo Teresiano
"A vocação do Carmelo é um compromisso de "viver em obséquio de Jesus Cristo", "meditando dia e noite na Lei do Senhor e velando em oração". Por isso, a Igreja pede e espera que cada Mosteiro Teresiano viva intensamente o mistério da oração contemplativa, oferecendo um testemunho exemplar dela em meio ao povo de Deus." (Const. 60)
"O Carmelo perpetua na Igreja o silencioso diálogo entre Cristo e o Pai, sendo a pátria do colóquio amoroso entre alma e o seu Deus." (B. Edith Stein)

"Não vos peço agora que penseis nEle nem que tireis muitos conceitos nem que façais grandes e delicadas considerações com vosso entendimento; peço-vos apenas que olheis para Ele. Pois, quem vos impede de voltar os olhos da alma, mesmo de relance, para esse Senhor? Vede que vosso Esposo nunca tira os olhos de vós [...] Vede que Ele não está esperando outra coisa. Se quiserdes, achá-lo-eis. Ele gosta tanto de um olhar nosso que tudo faz para consegui-lo" (Santa Teresa de Jesus).
A oração litúrgica
"A participação na oração de Cristo tem sua expressão mais alta na Sagrada liturgia e prolonga-se durante o dia na oração pessoal. A liturgia enriquece a oração pessoal; esta, por sua vez, favorece um autêntico espírito contemplativo, para uma digna celebração dos divinos mistérios. Por isso, com a celebração da Eucaristia e dos sacramentos, mediante a proclamação da Palavra e o canto dos louvores divinos, cada comunidade se edifica e renova, exprime sua comunhão com a Igreja Universal e colaboraeficazmente para a vinda do Reino." (Const. 63-64).

"Eu estarei presente aos louvores que as Irmãs dirigirem a meu Filho e lhes oferecerei" (Palavras de Nossa Senhora a Santa Teresa de Jesus)

"A presença de Cristo na Eucaristia, centro da comunidade, fomenta a união com Cristo, "companheiro nosso no Santissímo Sacramento", e favorece a oração pela Igreja, de acordo com o espírito teresiano.
Todas as irmãs procurarão adorar o Senhor presente no tabernáculo..." (Const. 67)