Formação

"A vocação do Carmelo na Igreja e a peculiar forma de vida instaurada e testemunhada por Santa Teresa de Jesus exigem daquelas que, acolhendo o chamado divino desejam abraçá-lo, determinem-se firmemente a seguir os conselhos evangélicos com toda a perfeição possível, em prol das necessidades da Igreja, dentro de uma pequena comunidade bem arraigada na solidão, na oração e na abnegação." (Const. 131)

 

 "A quem principia, importa muito uma determinada determinação de não parar até chegar à fonte." (Sta Teresa)

 

 

"Toda a formação, tende a configurar a cristo, modelo de consagração ao Pai, áquelas que são chamadas a viver "em Seu obséquio", em união com Maria e seguindo o seu exemplo, para pertencerem exclusivamente a Deus, vivendo em plenitude o Evangelho." (Const. 136)

 

                               Monjas Carmelitas: nosso ideal​​

 

Como Carmelitas, participamos do dom carismático da Ordem  dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo e somos chamadas a “Viver em obséquio de Jesus Cristo”, em atitude contemplativa que plasma e sustenta nossa vida de oração, fraternidade e serviço.

Fecundamos o mundo com a presença de Deus, fazendo de nossa vida um louvor permanente.

Testemunhamos o absoluto de Deus e a alegria de servi-lo e viver em sua presença todos os dias.

Em nossa busca do rosto de Deus, encontramos na familiaridade com a Virgem Maria e no itinerário místico-profético de Elias a força de inspiração para a fidelidade ao nosso ideal monástico.

Uma multidão de Santos e Santas, que foram fiéis ao nosso Carisma e ideal, orientam-nos em nosso itinerário contemplativo até o cimo do Carmelo, o Cristo Jesus, nosso Senhor. Buscamos o rosto de Deus em comunidade, acreditando na presença de Jesus em nosso meio.